O Estádio de Luzhniki só tinha 50 mil lugares e a
transmissão televisiva do Mundial de Atletismo mostrava trovões ao fundo da
cidade de Moscovo. Reduzamos a 50 mil aqueles que viram o primeiro Ouro de
Usain Bolt ao vivo e a cores, dentro do estádio.
Se destes cortarmos a um quarto os que puderam eventualmente
ver o que a fotografia abaixo mostra, ficamos com cerca de 12 mil que podem
analisá-la (o que até podia ser menos, dado que quem esteve a ver a prova junto
à cobertura nunca veria esta imagem acontecer). Vah, falemos em 10 mil, números
redondos e até muito generosos...
E eu diria que dos 10 mil só houve uma única pessoa que viu
(ou sonhou?) esta fotografia tirada pelo francês Olivier Morin (France-Presse).
Por muito que o argumento utilizado seja a utilização da máquina fotográfica
remota que é instalada de frente para os atletas (que demoram largos minutos a
serem montadas pelos fotógrafos de pista antes da jornada começar), por mais
rápido que seja o intervalo de disparo, não se explica como o fotógrafo captou
um relâmpago quando:
- até então só se viam clarões no céu e longe daquele local;
- não existiu sequer um único clarão durante a prova de
Usain Bolt;
- não se ouviu qualquer barulho de trovoada à altura;
Tecnicamente, por muito ISO que uma máquina daquele nível
possa apresentar, como poderá o fotógrafo equilibrar a imagem, de forma a ter o
Usain Bolt e o relâmpago de tal forma definidos? E se virem as duas fotografias
em sequência, como pode ser o relâmpago exatamente igual?
Por estes e outros motivos mais técnicos (apanhar relâmpagos
é uma das tarefas mais árduas de se fazer em fotografia), faço parto daquele
grupo de descrentes que consideram que esta fotografia é um mero produto de
manipulação de imagem – curiosamente mais ninguém apanhou tal momento, nem
parte dele. Só espero que o World Press Photo pense nisto quando decidir as
fotografias vencedoras deste ano...
Pois é a mim também me "cheira" a montagem! Mas penso que há possibilidade de analisar uma foto e ver se foi manipulada digitalmente ou não.
ResponderEliminarPenso, e quer acreditar, porque nestes tempos modernos se tal não for possível então nunca mais vamos saber o que é a realidade e a arte do fotografo e o Photoshop!