quinta-feira, 13 de junho de 2013

A oportunidade de uma tragédia



Niguém duvida que um momento trágico não pode deixar ninguém feliz e o mais recente caso do atentado durante a Maratona de Boston é a prova clara disso. Ao longo da história do jornalismo, a grande verdade é que ele acrescenta-se de valor sempre que algo de diferente ocorre e nitidamente uma tragédia não só é notícia como corresponde a uma clara subida de audiências.
Ora, audiências corresponde a visibilidade e é essa visibilidade que um órgão de comunicação social busca, para maximizar ganhos nos utilizadores (web)/compradores (papel)/telespectadores (TV), mas também nos publicitários. Em parte isto justifica a dificuldade de tornar o atletismo em algo publicável para o grande público, porque a modalidade passa demasiado tempo em normalidade e só pontualmente existe alteração à normalidade, tipicamente com um recorde nacional ou melhor ainda, com a conquista de uma grande medalha.

E entre a quebra da normalidade existem as tragédias, os acontecimentos negativos , que são audiência para qualquer Órgão. E hoje trago-vos três casos diferentes que acompanhei nestes últimos dez anos de ligação à modalidade...

O acidente de Paulo Pinheiro que catapultou o Atletas.net

É incrível mas o acidente que o atleta Paulo Pinheiro sofreu há cerca de dez anos no Grande Prémio de Valejas não consta em qualquer pesquisa Google. O atleta corria uma das provas do circuito concelhio de Oeiras, quando foi atropelado por uma mota da polícia, após uma mudança de direção da jovem promessa do atletismo português. Eu, presente no local enquanto atleta e treinador, estranhei a tamanha demora na chegada dos atletas da prova principal, quando o falatório junto à meta começou a trazer notícias da tragédia. Saí de Valejas sem entender o que se tinha passado...

Cheguei a casa e no telejornal da noite uma das televisões noticiava o acidente do jovem atleta, baseada em depoimentos que foram sendo dados no extinto fórum do Atletas.net, site que desconhecia por completo. Uma publicidade gratuita ao portal de referência, à época, que me levou a descobrir a sua existência e a participar no seu fórum e a tornar-me moderador, etc etc. Como eu, muitos outros deverão ter chegado a este portal que teve direito a publicidade no prime-time, de forma totalmente gratuíta e por causa...de uma tragédia.



O meeting de Roma foi promovido por causa de Salim Sdiri

Muitos se lembrarão do que aconteceu no meeting de Roma em 13 de julho de 2007. Para quem não se lembra e não é impressionável, pode vê-lo abaixo.





As imagens são dramáticas e só por sorte hoje o atleta francês ainda está vivo e ainda compete. À época escrevi isto e não potenciei minimamente a discussão, o que levou a que passados 7 anos essa notícia não tenha sequer mais visualizações que qualquer uma das notícias escritas recentemente para o Nacional de Clubes. Não fui um aproveitador da tragédia, mas todos os restantes órgãos aproveitaram o momento para maximizar as visitas, que resultou em dois tipos de ganhos: em maior consumo por parte dos utilizadores e em maior divulgação do atletismo na comunidade em geral. Por certo que mais pessoas ficaram a perceber que existia na comunidade do atletismo algo chamado de Liga Dourada, o maior circuito mundial de meetings.



O atentado à Maratona de Boston trouxe Dulce Félix aos telejornais

Julgo que é desnecessário mostrar as imagens do atentado em Boston, tantas vezes e sem fim que foram repetidas nos ecrãs da nossa televisão ou do nosso computador. O atentado na Maratona de Boston de 2013 foi notícia durante dias e gerou milhares de linhas de escrita ou milhares de minutos de vídeo produzidos por todo o globo, desde aquilo que mais se relacionou com a prática do atletismo, com as investigações que culminaram na detenção de um dos autores e na morte do outro autor. Alguém duvida que este facto levou a que a beleza de tantos milhares de corredores a correrem por felicidade própria uma Maratona transmitiu a mensagem a milhões de sedentários que procuram algo que mude as suas vidas? 

Desta vez organizei uma cobertura mais informativa sobre o que ocorreu em Boston e querem saber que só em visitas nos conteúdos produzidos triplicou-se em número (em relação à notícia sobre Salim Sdiri), em algo que aconteceu há somente dois meses atrás? Já não falando obviamente de outros ganhos, nomeadamente expondo o Atleta-Digital a uma comunidade mais geral...

Nessa prova competiu Dulce Félix, atleta portuguesa que em Boston trouxe o nono lugar numa prova onde chegou a ser líder. Alguns telejornais noticiaram a participação da portuguesa, mas todos passaram a noticiar a partir do momento em que a tragédia aconteceu em Boston. A portuguesa deu declarações, fez diretos para telejornais, bem como toda a sua equipa, desde treinadora a agente. Hoje quando pergunto a alguém se sabe quem é a Dulce Félix, lá vem a resposta típica: “não foi essa que competiu lá naquela prova de Boston?”.

----

Este artigo não pretende obviamente julgar nada nem ninguém em particular. Um órgão de comunicação social existe para informar e a informação é tão mais útil quanto mais novidade for. Se no futebol dois jogadores se baterem num treino, todos sabemos, se no atletismo dois atletas se agredirem só uma pequena comunidade saberá, como aconteceu no passado com TeddyTamgho. Mas se formos à rua perguntar se conhecem Teddy Tamgho o que vos dirão?

Mas é óbvio, a tragédia é também benefício para algumas partes e normalmente um órgão de comunicação social está do lado dos ganhos. E foi por isso que a Associação Europeia de Atletismo criou regras inovadoras e arriscadas durante o Europeu de Nações, em 2009, quando se realizou em Leiria. As regras foram duramente criticadas por atletas e treinadores (e foram mudadas), mas por certo que se perdeu uma componente mediática que não ajuda a levar o atletismo ao grande público. Se dentro de semana e meia Portugal subir à Superliga, será que o atletismo estará em qualquer um dos telejornais? Será que a Federação Portuguesa de Atletismo devia levar Naide Gomes para aumentar o potencial jornalístico, em vez de levar uma das jovens atletas em ascensão no salto em comprimento, para aumentar a probabilidade de notícia? Veremos os próximos episódios...

Sem comentários:

Enviar um comentário