quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quem é o João Lima?



Um dos principios que deixei claro para mim mesmo quando voltei aos blogs foi trazer alguns bloggers à antena, levando-os a questões, tal como se fossem um dos muitos campeões a quem já tive o prazer de fazer entrevistas. E selecionei para primeira cobaia o João Lima, pessoa que mais do que blogger tem tido um papel muito importante no campo da estatística de eventos de estrada. Meus amigos, consultar estatísticas é agradável, produzi-las pode ser penoso e porque motivo alguém se mete de forma louca a fazer estatísticas para informar uma comunidade que consome mais do que contribui para esse fim?



Perdoa-me João, se me deixares pagar com este tributo de um post e um dia destes oferecer-te ai uma participação algures num evento, então peço-te que continues esse trabalho espectacular (e eu que adoro estatística – tanto interpretá-la como produzi-la).



Quando pensei em fazer entrevistas pensei em fazer um post de outro género que não este, mas as respostas que o João nos dá a cada pergunta feita são tão completas e interessantes, que me recuso determinantemente a cortar uma palavra que seja. Aqui vai...





EB: Quando e porque te iniciaste na vida de blogger?



JL: Desde que comecei a correr, primeira prova em Março de 2006, notei que as classificações da maioria das provas iam desaparecendo dum ano para o outro. Ora, as classificações são um documento histórico precioso e comecei a guardar as que encontrava. Fui criando páginas de resultados das diversas corridas até chegar uma altura que achei que tal base de dados, chamemos assim, deveria estar ao serviço e alcance de todos. Criei então a página JoaoLima.net, estávamos em Fevereiro de 2009. Fui alimentando-a mas faltava algo. A página eram apenas números, tinha que complementar com sensações. Instigado por alguns amigos, decidi então em Fevereiro de 2010 criar um blogue cujo nome se baseou na página que já tinha, JoaoLimanet



EB: Desde quando te dedicas à estatística de atletismo? O que te motivou?



JL: O início, está dado na resposta anterior. O que me motiva é poder disponibilizar a possibilidade de qualquer atleta, em qualquer altura, ter sempre ao alcance dum clique toda a informação duma corrida que decorreu na semana anterior ou há 20 anos. É muito gratificante ver atletas, muitos nem os conheço, virem felizes agradecer o facto de terem visto os seus resultados dos últimos x anos. 


Claro que todo este trabalho tem um revés. O escasso tempo livre que disponho. Queria dedicar muito mais tempo mas exige muita pesquisa, uma constante confirmação de tudo, e encaixar isso com o tempo de trabalho, familiar, treinos, torna-se complicado. Mas quando se faz algo por gosto, tudo se arranja.


E é com muito orgulho que vejo neste momento (e isto são números em constante evolução), que estão 348 provas já publicadas e com um total de 1.564 classificações completas. Essas 348 provas originaram 3.511 edições das quais 3.201 estão apurados os vencedores (91,2%). Tenho em preparação e pesquisa cerca de 200 provas mais.


Para tal, tenho recebido muita ajuda de bons amigos que disponibilizam os seus dados, ficheiros, documentos e colecção de revistas antigas. Sem eles, não teria chegado onde já cheguei.



EB: Porque corres sempre de amarelo? Algum significado?



JL: O significado é simples. Gosto do amarelo! Desde que me conheço que sempre preferi em tudo o amarelo. Nos primeiros anos de vida, o brinquedo que mais apreciava era um urso amarelo. Nos jogos de tabuleiro, enquanto uns se guerreavam pela marca vermelha ou verde, eu queria sempre a amarela, e por aí fora. Porquê? Agrada-me a cor, apenas isso!



EB: Gostas do trabalho que o jornalismo faz em Portugal na cobertura do atletismo? Que dicas tens para dar?


JL: Sim e não. Sim, se estivermos a falar da imprensa especializada que, com grande carolice, proporciona uma informação exemplar. Não, decididamente não, se falarmos na imprensa generalista desportiva que de generalista nada tem pois está 99% focada num único desporto. É mais importante noticiar uma simples conferência de imprensa dum treinador de futebol após um treino, dizendo que quer ganhar o próximo jogo (estranho seria o desejo inverso), do que noticiar um grande feito dos nossos atletas. Nada me move contra o futebol mas sim pelo endeusamento que fazem dele, secando tudo à volta. Não me consigo esquecer que um conhecido diário desportivo no dia a seguir a Nélson Évora ter alcançado o ouro em Pequim, não ter feito qualquer referência na primeira página!  



Ficou curioso sobre João Lima (se é que já não o conhecia)? Porque não segui-lo aqui....

8 comentários:

  1. Muito obrigado Edgar pela honrosa distinção.
    Como pequena nota curiosa, é mais uma motivação no dia que começo oficialmente com o plano de treinos para a Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, a minha 2ª Maratona, ver uma fotografia com esse número mágico:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Para mim um dos melhores blogues no que concerne a dados estatísticos e informação sobre atletismo.
    O que o João Lima tem feito em prol da preservação do histórico das provas é absolutamente fantástico.
    Pena é que não haja entidades oficiais a fazer esse trabalho mas é melhor nem falar nisso!...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela escolha - é mais do que merecido mais este reconhecimento. Não conheço o João pessoalmente (aínda...), mas basta ver o carinho com que é tratado pela comunidade corredora para ver que estamos na presença de um exemplo para todos nós, não só pelo blogue e página net, mas como homem e como atleta.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande escolha, não só pelo trabalho efectuado mas também pela pessoa, pelo atleta, pelo Homem.

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  5. Se o mundo do atletismo é feito de pessoas como o João Lima, louva-se a iniciativa de relevar estas pessoas. No caso particular do João Lima, destaque merecidíssimo,pois, não o conhecendo ainda pessoalmente, conheço o suficiente para lhe reconhecer o enorme e valioso trabalho em prol da modalidade.

    Parabéns João!

    ResponderEliminar
  6. Desde que "descobri" o João, que o "sigo" :)

    E não é raro correr com ele alguns trechos de uma ou outra prova, mas até hoje, há sempre um de nós que está melhor que o outro e nunca acabámos uma prova juntos :)

    Edgar...parabéns pela iniciativa de dar a conhecer mais um pouco os nossos atletas que preenchem os pelotões por essas Corridas fora e que correm linhas de palavras para falar de Corrida, promovendo-a junto de todos, através de um blogue, divulgando e certamente incentivando.

    ResponderEliminar
  7. João Lima parabéns pela entrvista, gostei de ler....
    Grande blog o teu e boa sorte !!!

    Força para esta "nova" Maratona :-) com a Isa!

    beijinhos

    PS: Obrigada Edgar pelas entrevistas

    ResponderEliminar
  8. O João Lima é o nosso timoneiro.
    Quem quer saber o que se passou, nas corridas, no fim de semana, vai ao blogue do João.
    Os resultado? já lá fui muitas vezes só para tirar duvidas..
    João, um grande beijinho e parabéns por esta ideia Edgar

    ResponderEliminar