sexta-feira, 7 de junho de 2013

O regresso aos blogues

Poucos se lembrarão de mim enquanto blogger, mas é ai que a minha história começou. O meu nome é Edgar Barreira e desde 2006 sou o grande responsável por existirem conteúdos no Atleta-Digital, site especializado em conteúdos de atletismo. Mas retornemos às origens...

Primeiro jogador de Futsal, depois praticante de atletismo, não fui contudo nunca um praticante de primeira água, da mais fina qualidade, apesar do forte contexto desportivo que tive enquanto aluno de Desporto no Ensino Secundário. Logo aí fui aluno de alguém que nos anos 80 trabalhou com Sven Goran Eriksson durante muitos dos títulos da equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica. As experiências transmitidas são algumas das que ainda nos dias de hoje me guiam na interpretação do movimento desportivo.

Entretanto comecei a engraçar com os processos de treino e nunca me afastei do mundo dos treinadores, do acompanhamento e evolução de carreiras de atletas, da magia que é o planeamento anual e de grandes ciclos de treino. Vindo do lado das ciências é fascinante a mistura de ingredientes de treino para se atingirem fins, por meio de um planeamento. E sendo fã de planeamento, tenho transportado muitos ensinamentos do treino para o que faço noutras áreas.

Enquanto corredor de provas de estrada, antes deste boom que tornou a corrida numa moda muito agradável, comecei a minha vida de blogger, que me levou a escrever milhões de palavras (sim milhões!) até ao dia de hoje.  Comecei por fazer aquilo que muitos dos atuais bloggers fazem, nomeadamente comentar eventos onde participava, de forma mais ou menos crua (e às vezes dura). O blog (os antigos blogs do Sapo) foi apagado pela inatividade, mas foi para mim um importante começo na vida ativa de escrever sobre atletismo.

Paralelamente era um ativo participante em fóruns da especialidade, particularmente um que marcou a vida de muitos, o Atletas.net. Seria exatamente esse projeto que mais tarde me promoveria a Moderador e algum tempo mais tarde me convidaria a escrever na extinta Revista Atletas. Pelo meio fui também convidado em alguns momentos para escrever para a Revista Atletismo e estive no excelente começo (felizmente continuado) da Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, na altura em que esta era um jornal e mais tarde uma revista (hoje é um site de referência).

Em 2006 acedo positivamente a um apelo do desconhecido Filipe Oliveira para integrar o Atleta-Digital, através de um fórum de discussão e desde aí trilhámos um caminho que era longo e duro. Num mercado totalmente dominado pelo Atletas.net, como poderíamos rumar ao topo? E desde 2006 esse rumo, planeado, foi seguido e hoje o Atleta-Digital é um local de referência que já conquistou tantas vitórias e tantos marcos. Talvez nem todos percebam o que já foi conquistado, mas quem acompanhou o fenómeno com maior atenção terá percebido que a ascensão foi ultrapassando várias barreiras e que hoje é um projeto igual a si próprio, com uma política editorial própria, sem grandes desvios em relação ao objetivo inicial: informar sobre atletismo!

Não, este não é nem um blog do Atleta-Digital, nem é mais um blog de notícias. Este novo blog é apenas um espaço onde espero trazer algo mais pessoal, algo que estimule outras partilhas que não fazem sentido senão num blog. O melhor seria estimular também reações da comunidade do atletismo, onde me insiro claramente como um dos grandes apaixonados. Um dia de cada vez...

2 comentários:

  1. Bem vindo Edgar, tomei conhecimento pelo João Lima deste espaço e cá estou, já o adicionei ao eu blogue das brincadeiras que faço no Atletismo, embora ás vezes me interrogo se será Atletismo o que eu faço, apaixonei-me pelas provas de Trail e agora raramente vou à estrada, contudo mantenho no meu calendário anual algumas provas de estrada de referência que faço questão de estar presente.
    Espero que tenha sucesso nesta nova etapa, eu cá estarei para ir acompanhando. Abraço

    ResponderEliminar
  2. O Edgar Barreira tem todas as condições para construir, agora em forma de blog, um espaço de muita qualidade, promovendo e fomentando a prática do Atletismo, como aliás faz e vem fazendo há anos em diversas áreas e formas, sempre de forma enriquecedora para a modalidade, divulgando-a e promovendo-a.

    Por isso, é um espaço a seguir por todos os amantes do Atletismo.

    Parabéns Edgar e que a força e a motivação nunca te faltem para ires em frente, agora também com o blog! Porque...quando se fazem as coisas com paixão como sei que tu fazes...vale sempre a pena!

    Por cá andarei a "acompanhar-te" desejando-te o maior sucesso, que sei que terás, como em tantos projectos em que apostaste!

    Beijinho e até breve, por certo





    ResponderEliminar