sábado, 24 de agosto de 2013

O maluco que correu nos Caminhos de Santiago



Eu sei que ele gosta mais do anonimato que do estrelato e sei que ele pode até não me perdoar para o resto da vida, mas apresento-vos João Pateira! Julgo que o tenha conhecido num fórum de atletismo e os caminhos cruzaram-se para mais tarde termos assumido um tamanho desafio, um programa de rádio. Chamava-se “atletONews” e foi feito por mim e pelo João algures nos anos de 2008 e 2009, na Rádio Zero, rádio universitária que apoiou o erguer deste programa...Um dia destes prometo falar melhor do que foi o projeto...

Hoje quero falar do João, que pela segunda vez na sua vida percorreu os caminhos espanhóis para Santiago de Compostela a correr. Foram mais de 800 quilómetros de corrida, ao longo de 18 dias consecutivos, cheios de adrenalina para o João. Lembro-me de algures em 2008 ele me ter segredado que estava em busca de um grande objetivo pessoal, explicando que saberia a seu tempo do que se tratava. Mais tarde percebi que este maluco queria correr dos Pirinéus a Santiago de Compostela...E fê-lo, em 2011, em 30 dias, terminando no cabo de Finisterra

Agora fez o caminho em 18 dias até Santiago de Compostela, tendo ficado a faltar desta vez a ida a Finisterra. Este é um daqueles feitos que é acima de tudo um objetivo pessoal do João. Mas é também uma prova de que a superação humana depende da motivação com que se parte. E eu sei que o João quando parte para uma aventura destas mete os índices da motivação bem lá no cimo, à altura do seu desejo de finalizar - as questões físicas desta vez não permitiram tal final.

Ele tem um blog onde tem deixado toda a aventura e que sugiro que o leiam, como forma de inspiração para momentos mais difíceis. Só posso agradecer ao João o facto de ele, mais uma vez, não se ter esquecido de mim no momento de divulgar a sua vontade de voltar a fazer a sua história pessoal de superação. É muito bom senti-lo vivo...
Parabéns João, é um prazer ver a tua superação. Até um dia destes...

1 comentário: